Pacientes com varizes
Evitar ficar de pé ou sentado por mais de uma hora. Movimentar-se, pois os exercícios melhoram a circulação das pernas.
Quando as pernas estiverem inchadas, mantê-las elevadas durante a noite com um calço sob os pés da cama. Colocar travesseiro embaixo dos pés.
Não submeter o corpo à exposição prolongada de temperaturas elevadas tipo sauna, sessões de bronzeamento, banhos quentes demorados, porque também provocam uma maior dilatação dos vasos.
Não usar vestes que dificultem o retorno venoso.
Os sapatos sem saltos ou de saltos demasiadamente altos são desaconselháveis --> impedem a ação da bomba da panturrilha.
Combater a obesidade.
Manter uma dieta equilibrada, controlando o excesso de sal, condimentos e frituras.
Controlar outras doenças concomitantes como por exemplo diabetes e hipertensão.
Fazer breves repousos com os membros inferiores elevados.
Corrigir alterações do aparelho locomotor (artrose, rigidez da articulação etc.).
Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a marcha e esportes como natação e o ciclismo são recomendáveis. Evitar: esportes que exijam movimentos bruscos ou de esforço estático como halterofilismo.
Manter higiene dos pés, evitando traumas e micoses, que constituem porta de entrada para bactérias.
No calor aumentar a ingestão de água e líquidos.
Anticoncepcionais e outros medicamentos só devem ser tomados sob prescrição médica.
Use meia elástica conforme a orientação de seu Médico Cirurgião Vascular.
Troque o elevador pela escada sempre que possível: Ao contrairmos os músculos das pernas, principalmente a panturrilha, colocamos em funcionamento uma bomba natural de sangue existente no local. A cada contração, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando a circulação.
Não fume: O cigarro é responsável por um sério dano a parede dos vasos sanguíneos, além de causar um estado maior de predisposição à formação de trombos (coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda, doença séria com complicações potencialmente fatais e sequelas transitórias ou definitivas).
Nunca combine pílula com cigarro: Essa associação é responsável por causar trombose venosa em um imenso número de mulheres, uma vez que aumenta drasticamente o risco de formação de coágulos.
Consulte um médico angiologista regularmente, somente um especialista tem o conhecimento e ferramentas necessárias para identificar os primeiros sinais das varizes, vasinhos, vasculites e quaisquer espécies de varicosidades e tratá-los o mais precocemente possível e de maneira correta.