Este Blog é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIO COR Curitiba, e é dedicado ao esclarecimento de questões sobre os temas: Varizes, 'vasinhos', escleroterapia, cirurgia de varizes, entre outros.
1. Após a cirurgia de varizes, ficarei com a perna cheia de cicatrizes ?
R: As varizes e microvarizes são retiradas por orifícios de 1 milímetro feitos na pele. Os cuidados durante e depois da cirurgia garantem uma boa cicatrização e a eliminação das marcas.
2. Quanto tempo tenho que ficar em repouso após a cirurgia ?
R: Varia de um dia (pequenas áreas da perna, tratadas na própria clínica com anestesia local) a quatro semanas. Por exemplo, cirurgias grandes sem a retirada de veias safenas requerem poucos dias de repouso. Em casos complexos, de veias de grosso calibre, recomenda-se de duas a quatro semanas.
3. O pós-operatório, da cirurgia de varizes, é doloroso ?
R: Geralmente não. Este tipo de cirurgia evoluiu muito nas últimas três décadas. Cortes, pinçamentos de veias e pontos foram substituídos por pequenas perfurações na pele, "pesca" das veias com agulhas de crochê e fitas adesivas, respectivamente. Desta forma a agressão é mínima.
4. Por onde vai passar o sangue que estava circulando pelas veias que serão retiradas na cirurgia ?
R: As veias varicosas não funcionam corretamente e fazem com que o sangue circule no sentido errado. Quando essas veias são retiradas, a circulação vai melhorar. O sangue vai circular pelas outras veias.
5. A cirurgia de varizes, é uma cirurgia de alto risco ?
R: É um dos procedimentos cirúrgicos de menor risco. Vários aparelhos automáticos - obrigatórios por lei - monitoram os dados vitais do paciente durante a cirurgia e detectam precocemente qualquer alteração.
6. Que tipo de anestesia é feita para uma cirurgia de varizes ?
R: Algumas pequenas veias podem ser extraídas sob anestesia local. Cirurgias maiores requerem anestesia mais ampla, geralmente peridural ou raquianestesia. Em ambos os casos, pode-se associar uma sedação, visando maior tranqüilidade e conforto do paciente.
7. Tenho muito medo de anestesia. O que posso fazer para amenizá-lo ?
R: Uma consulta com um anestesiologista (ou anestesista) é um bom começo. Este médico especialista poderá explicar sobre as diferentes técnicas e toda a tecnologia disponível para sua segurança. É ele quem cuidará de você durante toda a cirurgia e por algum tempo depois dela. Faça perguntas, tire suas dúvidas!
8. Como a tecnologia pode ajudar na segurança da anestesia ?
R: Monitores de sinais vitais: aparelhos computadorizados que permite a avaliação da onda de eletrocardiograma, freqüência cardíaca, pressão arterial, pulso, oxigenação, temperatura corpórea, e até a concentração do ar carbônico exalado.
As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.